Pular para o conteúdo principal

O que meu casamento fracassado me ensinou sobre amar alguém com transtorno bipolar

Quando minha esposa foi diagnosticada com transtorno bipolar, achei que nosso conúbio poderia sobreviver. Eu estava inverídico.




 O que meu casamento fracassado me ensinou sobre amar alguém com transtorno bipolar





Em 2010, depois sete anos de conúbio, minha ex-esposa foi diagnosticada com transtorno bipolar durante uma internação de duas semanas depois de um incidente maníaco profundo em que ela passou três dias sem dormir.

Leia também: As 10 melhores dicas de perda de peso que você vai amar




Na verdade, o diagnóstico veio porquê um conforto. Certas situações faziam muito mais sentido olhando para a nossa vida através dessa lente.
Nós começamos a próxima lanço da nossa jornada juntos.
Muito no meio da nossa experiência, um estudo realizado em 19 países descobriu que a doença mental aumentava a verosimilhança de divórcio em até 80% . Depois de seis anos de tentativas, minha família não superou essas chances.

Os detalhes específicos do que deu inverídico são entre ela e eu, mas cá estão as quatro lições mais importantes que aprendi. Espero que as pessoas possam usá-las para evitar meus erros e conseguir enfrentar essa situação desafiadora, mas, em última instância, recompensadora.

Conheça as perguntas certas

Não há problema qualquer que um par amoroso, comprometido com o conúbio, não possa resolver ... mas fazer as perguntas erradas significa concentrar-se nos problemas errados. Você gasta tempo, esforço e vigor emocional, mas não progride nos problemas reais. Em nosso conúbio, nós dois fizemos as perguntas erradas.
Uma vez que consorte, fiz perguntas porquê:
  • O que posso fazer por você?
  • Você não pode ver o que você está fazendo para nossos filhos?
  • Uma vez que posso ajudá-lo?
  • Quando você será capaz de _____?
Em vez disso, eu deveria ter feito perguntas porquê:
  • Uma vez que podemos resolver isso juntos?
  • O que podemos focar hoje?
  • O que você mais precisa agora?
  • Uma vez que você está se sentindo?
Enquanto isso, minha esposa estava fazendo perguntas porquê:
  • Quando vai funcionar porquê normal de novo?
  • Uma vez que posso "passar" por neurotípico?
  • As pessoas estão me julgando?
  • Por que não posso simplesmente ser "normal"?
Mas questões porquê essas seriam menos prejudiciais:
  • O que preciso para maximizar minha saúde?
  • Estou comendo as melhores coisas?
  • Estou recebendo a quantidade certa de sono?
  • Uma vez que estão meus sintomas mais comuns hoje?

Ter expectativas realistas

Isso é extremamente importante em qualquer empreendimento, mas assume um significado extra quando um dos parceiros está lidando com problemas de saúde mental. Isso porque seu parceiro carrega uma pesada fardo de culpa por não ser neurotípico. Se ambos agem porquê se a doença mental não estivesse lá, ou não deveria estar lá, toda vez que você acorda, a autoconfiança e a auto-estima do parceiro diminuem.

Olhe isto deste modo. Exclusivamente um idiota pediria a um consorte com uma perna quebrada para jogar futebol. Ninguém diz a alguém com cancro que eles podem simplesmente seguir seu caminho para a saúde. Quando seu consorte está com gripe, você o deixa resfolgar até que ele se sinta melhor.
A doença mental é uma doença física com sintomas que afetam o comportamento, a personalidade e o cérebro. Esses sintomas têm efeitos reais e inevitáveis ​​sobre o que as pessoas são capazes de fazer. Uma vez que a maioria das doenças mentais é hereditária, elas não são mais culpa de uma pessoa do que a incapacidade de uma pessoa baixa conseguir uma prateleira subida.
A secção mais desafiadora disso é que “realista” é um claro em movimento. Para as pessoas que vivem com doenças mentais, muitas coisas se referem a quão capaz essa pessoa é em um determinado dia. Você tem que ser maleável sem subestimar.
Tarde demais para o meu conúbio, me deparei com um fantástico conjunto de perguntas para ajudar com isso. Você pode ler sobre eles cá .

Veja para cuidar de si

Isso pode ser o lugar onde eu falhei mais dificilmente. Os sintomas da minha ex-mulher atingiram o pico imediatamente depois o promanação do nosso fruto. Eu deixei ela ter o sota e o espaço que ela precisava, ou seja, eu dormiria talvez quatro horas por noite, trabalhasse meu trabalho (felizmente telecommute),Cuidar do nosso fruto mais velho e manter a mansão funcionando.

Eu sou uma fera, se eu disser isso mesmo. Mas isso é demais para Chuck Norris. Não demorou muito até que o esgotamento físico e emocional começou a se transformar em ressentimento, o que eu tenho vergonha de expressar caiu em um par de anos em raiva e até mesmo desprezo. Quando começamos a trabalhar seriamente em nosso conúbio, percebi que agora não estava 100% a bordo.

Lembre-se das palavras de todos os comissários de bordo: No caso improvável de perda de pressão da cabine, verifique se sua máscara está ligada e funcionando antes de ajudar os outros.

Um SEAL da Marinha que eu conheço coloca assim: “Sua esposa foi ferida e você teve que carregá-la por um tempo, mas você trabalhou até ser ferido também. Uma pessoa ferida não pode carregar outra pessoa ferida.

As pessoas da Family Caregiver Alliance dão ótimos conselhos sobre o autocuidado:
  • Faça o que você precisa para gerenciar seu estresse.
  • Defina metas realistas para gerar tempo e espaço para suas necessidades.
  • Fique orientado para a solução.
  • Aprenda a se legar de maneira construtiva com seu consorte e outros.
  • Aceite ajuda quando oferecido.
  • Fique à vontade para pedir ajuda.
  • Converse com seu médico e equipe de saúde mental.
  • Faça o tempo para 20 minutos de tirocínio diariamente. 
  • Durma o suficiente.
  • Coma recta. 

Conheça a diferença entre ajudar e habilitar

Embora as expectativas realistas sejam importantes, é também vital permitir que seu consorte faça tudo o que seu consorte é capaz de fazer. É fácil, inconscientemente, iniciar a pensar em um parceiro com uma doença mental porquê outra moçoilo em sua família e subestimar o que é capaz de fazer. Além de ser insultante, isso leva a dois tipos de habilitação:
  • subestimando profundamente as capacidades do seu consorte para que você nunca peça que façam o que são capazes
  • assumindo que toda a resistência do seu consorte é saudável e realista, em vez de ajudá-los a ultrapassar os limites percebidos para se tornarem os seus eus mais saudáveis
Ambos são ruins para o seu conúbio e para a pessoa que você patroa. E eles são ruins para você, porque eles podem levar ao ressentimento de que falei anteriormente.
Embora o termo “habilitar” seja mais frequentemente usado em termos de subordinação, é também aplicável a pessoas com doença mental. É difícil expressar a diferença entre ajudar e ativar, mas cá estão alguns dos sinais de aviso mais comuns:
  • proteger seu consorte das consequências lógicas de decisões intencionais
  • inventando desculpas por comportamento insalubre
  • negar ou esconder o impacto de suas escolhas
  • tomar decisões para, em vez de com seu consorte
  • assumindo responsabilidades que seu consorte é facilmente capaz de

Para reunir tudo

Não é tudo tristeza e desgraça, mesmo no meu conúbio fracassado. Nós dois estamos em lugares mais saudáveis ​​e fortes, porque o divórcio também ensina as coisas. Se você mantiver essas coisas em mente e aprender porquê aplicá-las ao seu relacionamento e exigência de saúde mental, terá uma boa chance. Não posso prometer o sucesso, mas posso prometer uma chance melhor do que se você não aplicasse essas lições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carboidratos refinados e açúcar: os sabotadores da sua saúde e dieta

Alimentos de alta índice fibra podem aumentar seu tempo de vida

▷ Dietas Ajudam, Mas Não Podem Ser Restritivas, mas não se esqueça dos exercícios físicos